ECOMUSEU é uma ação museológica consciente da COMUNIDADE com o objetivo de desenvolver o TERRITÓRIO que habita, a partir da valorização da História Local e do PATRIMÔNIO (natural e cultural) nele existente.” .”(NOPH/ Ecomuseu de Santa Cruz - Jornal Quarteirão)

 

 

 Expressão do homem e da natureza. O objeto neste contexto não é apenas o homem ou o meio ambiente que o cerca, mas a relação que se dá entre os dois e todas as possíveis relações entre o homem e o Real que acontecem no território determinado.Este museu é uma expressão do tempo, quando a interpretação remonta desde o momento da aparição do homem dividindo-se através dos tempos pré-históricos e históricos para chegar no tempo do homem do presente.

 

 Perguntas Frequentes:

O Ecomuseu Sepetiba já existe?

Ainda não, o Ecomuseu Sepetiba está em fase de organização, pesquisa e instalação.

 

Onde ficará instalado o Ecomuseu Sepetiba?

O Ecomuseu não deve ficar instalado em um lugar, existirão pólos, e claro, futuramente uma sede que ainda não foi definida.

 

O Ecomuseu possuí responsáveis diretos?

Esta questão estará sendo divulgada em breve, pois segundo Riviére (1998) " o Ecomuseu é um instrumento concebido, construído e posto em funcionamento por uma autoridade pública em conjunto com a população local(...)" O envolvimento da autoridade pública faz-se através dos especialistas, serviços e recursos que fornece; o envolvimento da população local depende das suas aspirações, conhecimentos e abordagem individual" (H. Riviére, 1998)

 

O Ecomuseu é político?

O Ecomuseu ajusta-se em uma concepção de democracia participativa e numa perspectiva de desenvolvimento sustentado,afirmando o direito e o dever das comunidades preservarem a sua identidade cultural.É de fato um projeto "suprapartidário" almeja o apoio de todas as forças políticas engajadas com o desenvolvimento e recuperação de Sepetiba.

 

O Ecomuseu se responsabilizará  pelo patrimonio natural e cultural de Sepetiba?

O Ecomuseu não possuí um caráter tutelar e muito menos de apropriação, não é dono de nada, identifica bens patrimoniais e estabelece junto aos proprietários desses bens ( comunidade) formas de preservação, conscientização, divulgação, funcionabilidade etc.

 

Existem possibilidades de sucesso para o Ecomuseu de Sepetiba?

Claro, porém isso dependen quase que exclusivamente da capacidade de coesão, união, entre nós, moradores e moradoras de Sepetiba, objetivando a preservação da identidade, dos bens naturais e patrimoniasi que aidna restam e um desenvolvimento sustentável.

 

Como fazer parte da equipe do Ecomuseu? qualquer um pode participar?

Para saber mais sobre o Ecomuseu e participar do grupo de estudos e pesquisas basta nos enviar um email e entraremos em contato.

 

  

Entendendo o Movimento Ecomuseu Sepetiba

 

 

Os anos de 2007 e 2008 são especiais para o Movimento Ecomuseu Sepetiba, pois se inicia uma reaproximação da população de Sepetiba com a sua história, e, podemos dizer um reconhecimento da memória coletiva local, a partir do ano de 2007 foram publicados em diversos sites textos sobre a história do bairro, despertando empenho e motivação em muitos moradores, em 2008, ano internacional do planeta Terra, do Saneamento e do poder do Cidadão foi realizada a primeira comemoração do aniversário do bairro objetivando expor a história local, mostrar o valor do bairro, de seus moradores, “resgatando” a auto-estima despedaçada desta sofrida população.

Em 2009, ano internacional da reconciliação e da aprendizagem sobre os direitos humanos ocorreu o estabelecimento da “Semana de Sepetiba”, e através da realização da I Jornada de Formação em Museologia comunitária aconteceu a 1ª Roda de Lembranças de Sepetiba, onde, nós, moradores descobrimos o significado da Ecomuseologia, dos Ecomuseus , e entendemos como a criação do Movimento Ecomuseu Sepetiba seria de suma importância para a recuperação e preservação de nossos bens naturais, culturais e históricos.

Vale a pena ressaltar que, antes mesmo da divulgação da história do bairro on line, da realização da 1ª festa em comemoração do aniversário do bairro buscando o enaltecimento de sua história, da Semana de Sepetiba e da roda de lembranças de Sepetiba, vários outros acontecimentos, como passeatas, configuram ações que poderiam ser incorporadas como antecedentes do processo de reconhecimento ecomuseológico de Sepetiba, o primeiro “abraço a praia de sepetiba”, a passeata S.O.S baía de Sepetiba, os protestos ocorridos durante o aniversário de 441 anos do bairro dentre outros movimentos comunitários.

O movimento Ecomuseu Sepetiba germinou uma esperança de renovação, transformação e renascimento no coração dos moradores do bairro, do vínculo com o passado se extrai a força para a formação da identidade (Bosi, 2004), de acordo com Stuart Hall , a identidade preenche o espaço entre o interior e o exterior, entre o mundo pessoal e o mundo público, bem como o fato de que projetamos a nós mesmos nessas identidades culturais, ao mesmo tempo em que internalizamos seus significados e valores tornando-os “parte de nós”, contribuindo para ornarmos nossos sentimentos subjetivos com os lugares objetivos que ocupamos no mundo social e cultural, entende-se então que a identidade “costura” o sujeito à estrutura, estabiliza tanto os sujeitos quanto os mundos culturais que eles habitam, tornando ambos reciprocamente mais unificados e predezíveis.

Há muito tempo a auto-estima da população do bairro de Sepetiba, enquanto moradores vem desaparecendo, e com ela perde-se os vínculos com o bairro, ocasinando o desinteresse em atividades de reivindicação, para tanto atuaremos também como projeto de desenvolvimento comunitário sustentável buscando transformar a realidade local de exclusão social, cultural e principalmente econômica, atuaremos nas áreas de cultura, meio ambiente, pesquisa e educação através de diversas atividades em educação patrimonial envolvendo a comunidade. Nossa missão: pesquisar, manter, documentar, decifrar, valorizar e disseminar testemunhos do Homem e do meio, objetivando colaborar para a construção e a transmissão das memórias coletivas e para um desenvolvimento local sustentável e integral.

A memória tem um papel fundamental na construção da identidade, tanto individual quanto coletiva, memória e identidade não devem ser compreendidas como manifestações de alguma essência do individuo ou do grupo, mas sim fenômenos que se constroem socialmente e que, portanto, não estão isentos de mudanças desenvolvidas em virtude das “preocupações pessoais e políticas do momento” (Pollak, 1992, p. 201). Ocorreu em Sepetiba, um desaparecimento dos relatos referentes a memória coletiva da região, a partir da divulgação e da exaltação da história do bairro e de seus encantos de diversas formas, viabiliza-se o surgimento de uma nova realidade para a população esquecida deste “Recanto” desprezado da zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, identificado como “bairro dormitório”, um dos motivos da ausência de mobilização por parte da população até então.

Pierre Nora caracteriza a circunstância em que o passado vai cedendo seu lugar para a idéia do eterno presente através do uso da expressão aceleração da história em seu artigo “entre memória e História: a problemática dos lugares” (1993). Nesse momento, segurar traços e vestígios é a maneira de se opor ao efeito devastador e desintegrador da rapidez contemporânea, da degradação ambiental ocasionada pelo desenvolvimento desmedido sem preocupação com o meio ambiente, o que debatemos em especial no movimento e em nossa pesquisa.

A memória não pode mais ser vista como um processo parcial e limitado de lembrar fatos passados, de valor acessório para as ciências humanas, na verdade ela se apóia na construção de referenciais de diferentes grupos sociais sobre o passado e o presente, respaldados nas tradições e ligados a mudanças culturais (Fabiano Junqueira de Freitas e Paula lou Ane Matos Braga), a memória para o movimento Ecomuseu Sepetiba tem um alcance transformador, unificador e principalmente auxilia na construção das identidades.

 De acordo com Henri Revièri, o ecomuseu “É um espelho no qual a população local se revê para descobrir a sua própria imagem, na qual procura uma explicação do território ao qual está ligada e das populações que lhe precederam, vistas como circunscritas no tempo ou em termos de continuidade de gerações. É um espelho que a população local mostra aos seus visitantes para que seja melhor entendida (...)”(H. Rivière, 1998). Um de nossos lemas: “Espelho onde se revê, e se descobre a própria imagem.”

 O Movimento Ecomuseu Sepetiba possui um ponto de vista de democracia participativa e uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, assegurando o direito e o dever das comunidades de preservarem a sua identidade cultural.

Partindo da afirmação de Le Goff, onde este autor defende uma finalidade libertária para a memória “A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procurava salvar o passado para servir o presente e o futuro”. Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens” (Le Goff, 2003, p.477) .

O Movimento Ecomuseu Sepetiba buscará garantir a conservação do patrimônio natural e cultural local, uma grande diversidade de patrimônios - móvel, imóvel; material e imaterial – Tangível e intangível, busca a articulação de eixos temáticos e a multi e interdisciplinaridade no seu trabalho. Bem como criar dinâmicas geradoras de desenvolvimento.

Le Goff afirma que a memória coletiva, ao longo da história do mundo, tem sido posta em jogo na luta das forças sociais pelo poder e, é formada tanto de lembranças, quanto de esquecimentos, produzidos por diversas instâncias sociais. Por isso o autor alerta para os riscos do controle da memória coletiva, principalmente pelos governos (Le Goff, 2003, 471), com o crescimento populacional desordenado que aqui ocorreu no passado e continua a ocorrer, justo por tratar-se de uma região afastada onde ocorreram e ocorrem muitas ações ilegais, apropriações e desapropriações de terras dentre outros fatos que justificam o desinteresse na manutenção da historicidade desta localidade, a sustentação da alienação e desinformação dos moradores locais, bem como a ausência de visibilidade do bairro.

 Sendo assim vale a pensa destacar, segundo Lê Goff, “O documento não é inócuo (...) resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade” .( Le Goff, 2003, 537).

Mario de Souza Chagas, nos esclarece que se dirigir ao passado, sem nenhuma perspectiva de mudança, implica a comemoração da ordem estabelecida, a afirmação da ordem jurídica, dos valores culturais dados, da verdade científica imposta, precisamente o motivo pelo qual buscamos a transformação das perspectivas dos moradores da região através do “restabelecimento” da importância histórica, da memória coletiva local desaparecida ocasionando uma ruptura no processo de alienação e exclusão imposto a esta população.

De acordo com Mario de Souza chagas o patrimônio não é pacífico, envolve determinados riscos e pode ser utilizado para atender a diferentes interesses políticos. Segundo o autor o interesse no patrimônio não se justifica pelo vínculo com o passado seja ele qual for, mas sim pela sua conexão com os problemas fragmentados da atualidade, a vida dos seres humanos em relação com outros seres, coisas, palavras, sentimentos e idéias.

A memória enquanto reconstrução do passado no presente, ou enquanto determinações do passado sobre o presente, pode tanto “escravizar” como “libertar”; a lembrança e o esquecimento, manifestações da memória nos indivíduos, só adquirem significado mais amplo se analisados na especificidade do contexto histórico de sua construção passada e de sua narração presente. Como conseqüência debruçar-se sobre a memória não significa a reconstrução integral de como teria sido o passado, posto que passou, mas sim a presença deste no presente, consciente ou inconsciente. (Pacano, 2005)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Ecomuseu constitui-se de uma comunidade e um objetivo: o desenvolvimento "integral" desta comunidade.